terça-feira, 30 de junho de 2009

Nós somos a piada do futuro

Sobre a morte de Michael Jackson, um amigo me disse que a nossa geração não tem mais astros como Michael, com a mesma influência e genialidade. Então ele perguntou: "Quem são nossos heróis? Jonas Brothers?? Pfff...".

Apesar de eu não concordar que Michael Jackson seja um gênio da música, numa coisa devo concordar: Quem são nossos heróis? Quem nos influencia? Quem nós colocamos na frente das câmeras para o mundo ver e ouvir?

Quem foi criança nos anos 90 tem como "ídolos" cantores e cantoras fabricados, com uma fórmula mágica para encher nossos ouvidos de "ops, I did it again", comprar seus cds e publicar no youtube "please, leave her alone".

Se os heróis da geração passada morreram de overdose, nossos "heróis" morrerão de quê?
Eu voto no esquecimento. Afinal, somos nós que os colocamos lá no topo, mas nós também os derrubamos a cada novo ídolo que surge na MTV.

Não vemos mais o protesto. Não há um novo Titãs aparecendo no domingo pra ficar parado enquanto o playback toca, num claro protesto contra a prática. Não há mais letras ácidas, que corroem e inflamam. E quando há, é tratada como "uma bandinha legal, tocando sem grandes pretensões".

Como completou meu amigo após o "pfff": Pare o mundo que eu quero descer.

5 comentários:

  1. Devo dizer que achei este post muito digno!!!
    Depois de ler fiquei aqui pensando sozinha a respeito e... putz! Que decadência!!!

    Li os post anteriores também. Quero registrar aqui:
    AMEI A PIADINHA DO BOTOX!!! eSTOU RINDO ATÉ AGORA!

    E sim, querida Juh,pessoas sem opinião própria não sabem do que gostar e por esse motivo gostam de tudo! Amam tudo! Avacalham total assim!!! Eu sou da mesma opinião quando digo "odeio quase tudo" e odeio mesmo. Por isso sou antipática desse jeito... mas quem disse que eu quero ser legal?! Hahahaha!

    Bom, quanto aos idolos da nossa geracão... só tenho uma pergunta muito báááásica:
    WIE, BITTE?!


    Muitos beijos pra você!
    Muitas saudades... sempre! =D

    ResponderExcluir
  2. É Júlia, boa parte dos meus heróis morreu de overdose, de AIDS, ou de repetição, porque não há nada mais tedioso que artista se repetindo durante duas décadas.

    Gostei do post, e acrescentaria que, talvez, o que tenha morrido seja a própria figura do herói. Resta saber se dá para viver sem eles. Mas isso vocês me digam, por favor.

    ResponderExcluir
  3. Tu me enche tanto o saco, resolvi comentar também.

    Parece que a diferença do pessoal que ganha muita grana hoje não é exatamente overdose e assemelhados. A Britney coitada andava fungando bastante com uma narina só (quer que eu desenhe?). Mas de Jimi Hendrix a Michael Jackson, todos tinham um talento especial. Eu acho que o Michael era gênio sim, por mais que meu gosto musical formado a partir de Led, Pink, Dire Straits e outros não tenha nada a ver com isso. (objeção 1)

    Além disso, poucas bandas com letras legais alcançam o topo hoje em dia. Tudo bem, uma galera com complexos acha Los Hermanos legal (é bom mesmo). Mas nada comparado aos sucessos absurdos do poeta Dylan e do psicólogo analista deprimido baixista do Pink Floyd. Talvez aí concordemos (tu vai me rebater só pra discordar de mim, eu sei).

    Mas e então? É ruim viver sem heróis? Não tenho a menor idéia. Michael era uma boa referência? Ou aquela galera que se injetava? Bom, os pseudo-heróis de hoje também não são lá grandes referências. Cada vez mais acho que essas idolatrias exageradas não servem pra muita coisa mesmo (Objeção 2). Até no caso do Bono, que tenta dirimir um pouco os problemas disso usando sua influência de forma mais nobre (manipular seria muito forte).

    E agora que eu revelei meus gostos musicais originais, deixa eu tocar Victor e Léo pra felicidade do povo, heahehe. Sabe como é, eles sempre pedem.

    ResponderExcluir
  4. Heróis são aqueles que morrem antes de desapontar alguém.
    Mas MJ e herói no memso texto? oh exagero...
    E realmente nunca fui fã de musicas de protesto, embora goste de muitas, apesar do protesto.

    ResponderExcluir
  5. O problema, acho, é ficar confundido "artista" com "herói". São coisas muito distantes e uma prova da demência da nossa cultura é ficar vendo os dois como sinônimos.

    MJ era um herói? Nem de longe. Idem para Beatles, Hendrix, David Knopfler etc. Conduto, todos esses caras foram putas gênios nos seus campos de atuação. Isso sim é de se louvar neles.

    Anyway, my two cents, dado que esse post foi deveras filosófico :)

    Zé Luiz

    ResponderExcluir